Creche

As experiências das crianças nos primeiros anos de vida estão muito relacionadas com a qualidade dos serviços que lhe são prestados. É no decurso dos três primeiros anos que uma criança vai aprender as principais regras de relacionamento, a andar, a falar.


Os cuidados adequados durante a infância trazem benefícios para toda a vida. Neste sentido, consideramos que o contexto de desenvolvimento deve-se caraterizar por ser acolhedor e dinamizador de aprendizagens, onde a criança se possa desenvolver de forma global, adequada e harmoniosa. Só desta forma é possível desenvolver a sua autoestima, autoconfiança e capacidade de se tornar independente face aos desafios futuros com que irá sendo confrontada ao longo do seu desenvolvimento. 


A Resposta social tem capacidade para 30 crianças

Para responder às necessidades das crianças, de forma personalizada, esta resposta social conta com uma equipa multidisciplinar constituída por 2 educadoras e 3 auxiliares de ação educativa.

 A resposta social creche funciona de segunda a sexta-feira das 7h30-19h.

Horário da creche

Segunda-feira

07:30 - 19:00

Terça-feira

07:30 - 19:00

QUARTA-FEIRA

07:30 - 19:00

quinta-feira

07:30 - 19:00

sexta-feira

07:30 - 19:00

Sábado

FECHADO

DOMINGO

FECHADO

Centro de dia

A resposta social de Centro de Dia colmata dificuldades com que o idoso e o seu agregado familiar se deparam no quotidiano procurando assim possibilitar aos clientes que usufruam desta resposta social uma oferta de serviços de proximidade diversificada, permitindo que o idoso permaneça nomeio habitual de vida mas, possibilitando no entanto novos relacionamentos e elos de ligação com o exterior, através da inter-relação estabelecida com os colaboradores da instituição, clientes e comunidade minimizando situações de isolamento e solidão.










A resposta social assegura a prestação dos seguintes serviços:


  • Fornecimento de refeições e respetivo acompanhamento;
  • Cuidados de higiene e conforto pessoal
  • Tratamento de roupa (de uso pessoal);
  • Transporte (de/e para o Centro de dia)
  • Preparação e administração de medicação;
  • Encaminhamento para outros serviços;
  • Atendimento Social Individualizado em família ou contexto de gabinete;


O centro de dia pretende desenvolver as seguintes atividades:


  • Estimulação física ou motora;
  • Estimulação Cognitiva ou mental;
  • Estimulação de competências pessoais e sociais;
  • Animação através da expressão e da comunicação;
  • Animação através da expressão plástica;

Apoio domiciliário

O serviço de Apoio Domiciliário (SAD), é uma resposta social para pessoas que se encontrem em situação de dependência, através da satisfação das necessidades básicas e específicas, apoiando nas atividades instrumentais da vida diária. Esta resposta tem como objetivo responder às expectativas de alguns clientes e familiares, nomeadamente com a diminuição o mais possível da institucionalização do idoso, sendo a resposta SAD considerada por muitos clientes como uma forma de continuarem inseridos no seu meio habitual de vida, rodeada dos afetos e pertences, mas com uma vantagem de existirem novos relacionamentos facultados pela equipa multidisciplinar, que se deslocam ao domicilio podendo contribuir para muitos destes idosos o único elo de ligação com o exterior, minimizando situações de isolamento e solidão.





A resposta social têm capacidade para 35 clientes

O Serviço de Apoio Domiciliário assegura a prestação dos seguintes serviços:


  • Fornecimento de refeições em dias uteis, fins-de semana, feriados e respetivo acompanhamento;
  • Cuidados de higiene e conforto pessoal em dias uteis, fins-de-semana e feriados; Tratamento de roupa (uso pessoal e da habitação do cliente)
  • Higiene habitacional nos locais de uso exclusivo e frequente do cliente;
  • Preparação /Administração da medicação;
  • Avaliação da glicemia e administração da insulina;
  • Acompanhamento ao exterior;
  • Atendimento psicológico e psicossocial em família, em contexto de gabinete, ou através de visita domiciliária;
  • Encaminhamento para outros serviços;
  •  Animação promotora de desenvolvimento pessoal e social;
  •  Animação lúdica;
  • Ações de informação ou formação destinadas ao cliente, família, grupos de pares e redes de vizinhança.

Intervenção Comunitária - Comissão Social de Freguesia/Fundo de Emergência Social

A implementação das Comissões de Freguesia e a sua intervenção na Freguesia têm se revelado um importante mecanismo de apoio na medida, em que permite a concretização de intervenções de âmbito social, no sentido em que os parceiros são conhecedores das situações de maior carência e vulnerabilidade da Freguesia.


Assim, com o objetivo de colmatar as situações de exclusão social e vulnerabilidade, decorrentes de situações de desemprego, doença ou outra que são impeditivos de auferir rendimentos que permitam aos agregados fazer face ás necessidades básicas do quotidiano(ex: alimentação, saúde, água, eletricidade, gás, habitação(rendas e pequenos arranjos), educação e, outros casos em que estejam em causa as condições mínimas de sobrevivência dos indivíduos e/ou agregados familiares, tendo sido criado um instrumento de apoio financeiro, denominado Fundo de Emergência.


A ASCRSPF  através de protocolo com a Câmara Municipal de Coimbra mantem-se como como entidade gestora do Fundo Municipal de Emergência Social desde 2014.


Esta verba será disponibilizada em três tranches: mês da assinatura do protocolo, Maio e Setembro. Relativamente às tranches recebidas a ASCRSPF têm de realizar os relatórios dos apoios concedidos, mediante a entrega dos comprovativos das despesas, e deliberações da CSF referente aos montantes atribuídos em sede de reunião da CSF.